SP - 11 2305-9770

NOTÍCIAS

05 DE JAN, 2017

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulga Guia para manejo de arboviroses

Além do Guia para manejo da Chikungunya anunciado pelo Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também publicou o novo Guia para diagnóstico e assistência ao paciente com suspeita de arboviroses nas Américas. O guia contém recomendações para o manejo adequado e diferenciação das três doenças: DENV, CHIKV e ZIKV, assim como os subsídios necessários para a confirmação diagnóstica. Ele também dispõe de informações adicionais de outras arboviroses com potencial epidemiológico nas Américas.

Nos últimos anos, a infecção por dengue, já conhecida por ser a infecção viral transmitida por mosquitos com maior presença na Américas, ganhou a companhia de duas novas arboviroses: Chikungunya (2013) e Zika (2014). A presença das três infecções trouxe um novo e grande desafio para a saúde pública, principalmente por apresentarem quadros clínicos muito parecidos, sobretudo na fase aguda, o que dificulta muito o diagnóstico correto e, por consequência, impede o manejo apropriado. O grande risco é que o manejo inadequado pode desencadear consequências fatais e a diferenciação incorreta compromete diretamente a vigilância epidemiológica e o planejamento de ações futuras.

O Manual é direcionado aos profissionais da área de saúde, especialmente no nível primário. Entretanto, tem também grande utilidade no segundo e terceiro nível de complexidade, já que descreve as manifestações clínicas de cada arbovirose e orienta quanto ao diagnóstico diferencial e conduta clínica detalhada em cada caso. Além disso, o Manual inclui informações clínicas bastante úteis de outras arboviroses com potencial epidêmico como: Febre amarela, Vírus do Nilo ocidental, Febre mayaro, Febre Oropouche, Encefalite equina, entre outras.

A seguir é possível verificar um resumo das principais orientações do Guia.

GUIA PARA O DIAGNÓSTICO E MANEJO ADEQUADOS

EUROIMMUN Brasil

EUROIMMUN Brasil

EUROIMMUN Brasil

EUROIMMUN Brasil

EUROIMMUN Brasil

EUROIMMUN Brasil

REFERÊNCIA: “Instrumento para el diagnóstico y la atención a pacientes com sospecha de arbovirosis”, Organização Pan-americana da Saúde (PAHO)

Faça o download do Guia completo aqui.