SP - 11 2305-9770

NOTÍCIAS

11 DE JAN, 2017

Organização Mundial da Saúde é alertada sobre possível surto de Febre amarela no Brasil

O Ministério da Saúde notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (6), sobre 12 casos e cinco óbitos suspeitos de febre amarela, em seis municípios de Minas Gerais. As cidades estão localizadas em uma região considerada de risco para febre amarela. Não há ainda prazo para que resultados dos exames que comprovem ou descartem a febre amarela sejam divulgados. O Ministério disponibilizou técnicos para acompanhar e auxiliar o estado e municípios nesta investigação.

O Ministério da Saúde foi comunicado sobre as mortes na noite de quinta. Elas se somam a outro óbito, ocorrido no interior de São Paulo, no dia 26 de dezembro. Ainda na região de São Paulo, houve um aumento de morte de primatas, um indicativo do crescimento da circulação do vírus da febre amarela, um sinal que sempre coloca em sobreaviso autoridades sanitárias. O ciclo silvestre de transmissão do vírus de febre amarela se estabelece com primatas não humanos e mosquitos. Todas as vezes em que a ocorrência em animais é identificada, há um alerta para se reforçar as medidas de proteção entre humanos.

Febre Amarela - EUROIMMUN Brasil

Diante dos casos, no dia 05/01, o Ministério da Saúde já havia disparado informativo orientando a população sobre a doença e como se vacinar contra a febre amarela, para que todas as pessoas consideradas de risco para febre amarela se certifiquem de que estão devidamente imunizadas. É importante destacar que o Ministério da Saúde recomenda às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela, a vacinação contra a doença. Os meses de dezembro a maio são o período de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do Brasil.

Referência: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/27239-saude-investiga-casos-suspeitos-de-febre-amarela
                       http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,ministerio-comunica-oms-sobre-suspeita-de-surto-de-febre-amarela-no-pais,10000098633