SP - 11 2305-0180

NOTÍCIAS

23 DE MAR, 2017

EUROArray Teste de HPV para a prevenção individual de câncer

...por Dr. Johanna Fraune
Às  vezes  para  um  diagnóstico  correto,  a  resposta  sim  ou  não  ou  o  resultado  positivo  ou  negativo  não  é  suficiente. Por exemplo, com infecções por papilomavírus humano (HPV), é importante que o médico e o doente recebam mais informações do que um simples teste de diagnóstico, porque, nestes casos, o positivo pode ter mais de um significado.

EUROIMMUN Brasil
 

Informações importantes sobre HPV

O HPV é a principal causa do câncer cervical.

Existem mais de 100 variantes de HPV (subtipos); 30 subtipos de HPV podem infectar o tecido anogenital.

12 subtipos de HPV de baixo risco e 18 subtipos de HPV de alto risco são diferenciados; Apenas os subtipos de HPV de alto risco podem causar alterações malignas no endométrio.

As infecções por HPV pertencem às doenças sexualmente transmissíveis mais abundantes; Mais de 80% dos seres humanos no mundo terão o vírus durante suas vidas, mas a maioria deles não irão desenvolver quaisquer sintomas.

O rastreio de rotina do câncer do colo do útero baseia-se no teste citológico de Papanicolau que permite o reconhecimento de alterações celulares no endométrio; sua interpretação visual é considerada como sujeita a erros.

Os testes moleculares de HPV permitem o reconhecimento  precoce da infecção e a prevenção da formação de tumores.

Teste de HPV molecular

O EUROArray HPV é um lançamento da EUROIMMUN com registro aprovado pela ANVISA . A metodologia empregada é a biologia molecular por microarray que detecta e identifica 30 subtipos de HPV clinicamente relevantes (Catálogo: MN 2540). O DNA isolado de células epiteliais de esfregaços cervicais é a amostra utilizada na detecção. Realiza-se uma reação de PCR para amplificar especificamente o DNA viral e marcá-lo com um corante de fluorescência. Através do microarray, o DNA viral é detectado.

A principal vantagem para a realização do teste EUROArray HPV é que este não requer experiência em biologia molecular. Cada passo é fácil de fazer e a interpretação e armazenamento de dados ocorrem automaticamente no software dedicado EUROArrayScan.

Positivo - e o que mais?

O teste HPV é positivo sempre que o EUROArray detecta um subtipo HPV, mas o teste HPV fornece mais informações importantes. O microarray permite a identificação exata do subtipo de HPV, se o mesmo pertencer a um dos 30 subtipos de HPV relevantes - 18 HPV de alto risco e 12 subtipos de HPV de baixo risco - esta subtipagem permite ao médico estimar e prever o risco individual de desenvolvimento de câncer cervical para cada mulher. Uma infecção com um tipo de HPV de baixo risco não é motivo de preocupação. Tipos de HPV de baixo risco não causam câncer, mas, talvez, verrugas genitais. Somente os tipos de HPV de alto risco são carcinogênicos.  

HPV dos subtipos 16 e 18 podem ser encontrados em 70% dos cânceres cervicais. Infecções persistentes e múltiplas, com vários tipos de HPV de alto risco, aumentam o risco de câncer cervical. 

Na maioria dos casos, o câncer pode ser prevenido pela descoberta precoce, monitoramento e tratamento adequado de uma infecção por HPV.

Fonte: Clique Aqui