SP - 11 2305-9770

NOTÍCIAS

10/12/2017

NEUROSÍFILIS GANHA TESTE DIAGNÓSTICO

Com a aprovação da ANVISA, os laboratórios e hospitais ga nham opção de kit diagnóstico para neurossífilis. A sífilis é uma doença bacteriana transmitida de humano para humano pela relação sexual via mucosa através do Treponema pallidum (família da espiroqueta). É uma doença sexualmente transmissível, com vários estágios críticos, podendo acarretar gravemente o Sistema Nervoso Central. 

Com o kit Treponema pallidum no líquor IgG (catálogo: EI 2111-9601-L G) é possível determinar anticorpos de produção intratecal ou disfunção da barreira hematoencefálica. Se a infecção não é restrita ao SNC e não há disfunção da barreira, os anticorpos terão a mesma quantidade no líquor e no soro. A avaliação de anticorpos intratecais é a forma mais moderna de diagnóstico em neurologia.

A neurossífilis muitas vezes é assintomática e apenas o exame do líquor é capaz de diagnosticar esta doença. Em estágios mais avançados da doença, o paciente pode apresentar diversos sintomas como: dor de cabeça, náuseas, confusão mental, alteração do comportamento, alteração motora, podendo evoluir para sintomas semelhantes ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).