SP - 11 2305-9770

NOTÍCIAS

15/10/2018

Kit para Diagnóstico DQ2/DQ8 - Direto

A doença celíada é uma doença autoimune, que afeta o intestino delgado interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. No Brasil, a doença afeta em torno de 2 milhões de pessoas, porém, a maioria dessas pessoas ainda estão sem diagnóstico.

EUROIMMUN Brasil - Celíaca

O EUROArray HLA-DQ2/DQ8 Direto destina-se exclusivamente para a determinação molecular in vitro de doenças associadas aos alelos HLA-DQA1 e HLA-DQB1, que codificam para as subunidades alfa e beta das moléculas DQ2 (HLA-DQ2.2 e HLA-DQ2.5 )e DQ8. A detecção é importante no diagnóstico de doença celíaca, uma vez que quase 100% dos pacientes com doença celíaca são positivos para HLA-DQ2.2, DQ2.5 e/ou DQ8. Embora esses marcadores não sejam específicos (aproximadamente 50% das pessoas saudáveis também são positivas para HLA-DQ2.2, DQ2.5 e/ou DQ8) a ausência desses fatores de risco são critérios importantes para a exclusão da doença celíaca.

A determinação do HLA-DQ2.2, DQ2.5 e DQ8 é utilizado nos seguintes casos: resultados duvidosos de biópsia, sorologia ambígua (especialmente em crianças menores de dois anos de idade), pacientes em dieta livre de glúten com diagnóstico inconclusivo, investigação de predisposição genética de parentes de primeiro grau, pacientes com dermatite de Duhring, diabetes mellitus tipo I ou Síndrome de Down, e diferenciação de outras doenças intestinais.

O teste HLA-DQ2/DQ8 Direto, da EUROIMMUN, permite a detecção rápida e fácil de HLA-DQ2/DQ8 para avaliar a predisposição genética para doença celíaca e outras doenças associadas a HLA-DQ2 / DQ8. No método direto, amostras completas de sangue podem ser usadas diretamente, sem a necessidade de isolamento separado do DNA.

EUROIMMUN Brasil - Saiba mais