Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Casos de sarampo aumentaram 300% no mundo no início de 2019 , diz OMS

16/04/2019 - Por: EUROIMMUN Brasil

Os casos de sarampo no mundo quadruplicaram durante os primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (15), acrescentando que na África o aumento foi de 700%. Até 2016, a doença estava em queda.

"Até o momento, em 2019, 170 países relataram 112.163 casos de sarampo à OMS e, no ano passado, no mesmo período, 28.124 casos de sarampo haviam sido registrados em 163 países, representando um aumento de quase 300% em escala global", disse a agência da ONU em um comunicado após afirmar que estes são números provisórios e ainda incompletos.

A OMS estima que menos de um em cada 10 casos são relatados em todo o mundo. 

 A África é a região mais afetada por este aumento, com uma elevação  de 700% nos primeiros três meses do ano (em comparação anual), seguida pela Europa (+300%), o Mediterrâneo Oriental (+100%), as Américas (+60%) e a região do Sudeste Asiático/Pacífico Ocidental (+40%).

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo e para a qual não há tratamento curativo, mas pode ser prevenida com duas doses de uma vacina "segura e eficaz", segundo a OMS.

O sarampo está reaparecendo em todo o mundo por causa da desconfiança em relação as vacinas nos países ricos, enquanto nos países pobres o aumento se deve à falta de acesso à saúde.

Em 2017, 110 mil mortes atribuíveis ao sarampo foram registradas, de acordo com a OMS.

Fonte


A EUROIMMUN Brasil possui kit para diagnóstico de Sarampo

O diagnóstico laboratorial pode ser realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos IgM e IgG específicos. Os anticorpos específicos da classe IgM podem ser detectados no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento do exantema. A presença de anticorpos da classe IgM indica infecção recente pelo vírus do sarampo. Os anticorpos específicos da classe IgG começam a aparecer logo após a fase aguda da doença, desde os primeiros dias e, geralmente, continuam sendo detectados muitos anos após a infecção.

Atualmente, a técnica mais utilizada para detecção de anticorpos é a técnica de ELISA, sendo considerada mais sensível e específico do que o teste de imunofluorescência indireta. A EUROIMMUN disponibiliza essa tecnologia através dos kits IgM ou IgG para Sarampo para comercialização.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS DA EUROIMMUN PARA DIAGNÓSTICO DE SARAMPO AQUI!

Saiba mais: Diagnóstico para Sarampo | EUROIMMUN Brasil

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email