Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Número de casos de chikungunya dobra em um mês no RJ e já passa de 13 mil

23/04/2019 - Por: EUROIMMUN Brasil

O número de casos de chikungunya no estado do Rio de Janeiro dobrou em um mês e passou de seis mil para mais de 13 mil.

Há cinco dias a dona de casa Meire Barreto não consegue nem levantar da cama. "Encostar a mão na minha perna é insuportável. É uma dor insuportável. Não consigo dormir de dor, não consigo ficar parada numa posição só, não consigo me mexer, não consigo nada", desabafa a moradora.

E a prima dela anda o tempo todo mancando. A vigilante Angélica Oliveira também está doente. Há 15 dias não consegue trabalhar.

“E o médico falou que vai demorar, que eu só vou poder voltar a trabalhar quando estiver 100%. Falou que eu peguei a pior chikungunya”, disse Angélica.

Outros dez vizinhos, em Curicica, na Zona Oeste, pegaram chikungunya. Mas nem todos se preocupam com a prevenção. Nos arredores há uma casa abandonada e a piscina está com água parada há muito tempo. O transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e a zika.

"Muita gente está reclamando. Com ânsia de vômito, até criança vomitando no chão. Está complicada a nossa saúde”, disse o motorista Carlos Anderson.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que o número de casos notificados de chikungunya tem aumentado no Rio. Em janeiro foram 1.681, em fevereiro, caiu para 826. Em março, voltou a subir: foram 1.784 notificações. E em abril, só nas primeiras semanas, 382 casos.

Se se comparar com o mesmo período ano passado, dá para ver que a diferença é bem grande. Só nos três primeiros meses de 2019, foram 2.521 casos a mais. Mas, na prática, esse número pode ser ainda maior.

Na Rua Silva Cardoso, em Bangu, a chikungunya também é o assunto da vez entre os moradores. Em um mês os casos se multiplicaram. Numa casa, são três pessoas doentes. Ao lado, mais duas. Do outro lado da rua, mais três moradores. Na esquina, uma família inteira ficou de cama. E quase ninguém conseguiu fazer o exame para confirmar a doença.

Fonte


SAIBA MAIS OS PRODUTOS DA EUROIMMUN PARA DIAGNÓSTICO PRECISO DE:
DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA
Diagnóstico para Dengue, ZIKA e Chikungunya | EUROIMMUN Brasil

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email