Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #3: Biologia molecular e os avanços no diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis

23/03/2021 - por equipe Eurohub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

O Brasil é uma referência mundial no tratamento e no investimento em campanhas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, ou simplesmente ISTs. Mesmo assim, o número de infectados não para de crescer. É o caso da sífilis, que contabilizou quase 153 mil novos casos em 2019, elevando a taxa de detecção da doença a cada 100 mil habitantes de 25 em 2014 para mais de 27 em 2019. Os dados são do Ministério da Saúde.

Além da prevenção, a detecção precoce é considerada um caminho para minimizar o avanço das ISTs. O papel da medicina diagnóstica e, principalmente, da biologia molecular em testes diagnósticos é o foco do terceiro episódio do podcast "Gente da Ciência", uma iniciativa do Eurohub, o hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil.

O convidado deste episódio é Tangará Jorge Mutran, doutor em ginecologia , docente do curso de medicina da Universidade de São Caetano do Sul (USCS) e um dos integrantes do grupo que realizou o primeiro diagnóstico de HIV/Aids no Brasil, na década de 1980.

Além de abordar sua vasta experiência no setor, Tangará detalha os avanços da ciência no apoio ao diagnóstico das ISTs. Mas o especialista alerta: a população também precisa se conscientizar.

Ouça na íntegra no SoundCloud e no Spotify.

 

Ouça também:

Gente da Ciência #1: Mundo pós-pandemia... ou seria pós-vacina? A ciência por trás do combate à Covid-19

Gente da Ciência #2: Alzheimer, uma doença que afeta toda a família - e o que a pesquisa em neurologia já sabe sobre ela

 

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email