Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #4: Dermatoses bolhosas autoimunes, uma porta de entrada para infecções

15/04/2021 - Por equipe Eurohub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

A dermatose bolhosa autoimune é uma doença rara que, por isso mesmo, demanda o apoio da medicina diagnóstica para o mapeamento ágil e assertivo dos casos. Endêmica em estados como Rio de Janeiro - onde foi pela primeira vez registrada, em 1903 - Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ocorre geralmente em locais afastados dos grandes centros urbanos, o que faz com que os cientistas acreditem que a doença é desencadeada por um agente ambiental.

Esses são os temas que trazemos no quarto episódio do podcast “Gente da Ciência”, que entrevista Denise Miyamoto, médica assistente do departamento de dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No bate-papo, ela aborda os desafios do diagnóstico, já que os sintomas como bolhas e vesículas podem ser confundidos com outras doenças ou até mesmo com queimaduras. E ainda detalha a ciência por trás dos testes diagnósticos para dermatoses bolhosas autoimunes, explicando quais são os mais indicados.

Além de pesquisadora, Denise lida diretamente com casos mais complexos da doença e faz o alerta: é fundamental divulgar mais a patologia para garantir o diagnóstico precoce e, assim, evitar infecções oportunistas e ampliar a qualidade de vida dos pacientes.

Ouça na íntegra no SoundCloud e no Spotify

 

Ouça também:

Gente da Ciência #1: Mundo pós-pandemia... ou seria pós-vacina? A ciência por trás do combate à Covid-19

Gente da Ciência #2: Alzheimer, uma doença que afeta toda a família - e o que a pesquisa em neurologia já sabe sobre ela

Gente da Ciência #3: Biologia molecular e os avanços no diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis

Dermatoses bolhosas autoimunes - EUROIMMUN Brasil

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email