Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #5: Dermatomicoses, por que a pesquisa em dermatologia não pode negligenciá-las

22/04/2021 - Por equipe EUROhub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

As dermatomicoses, ou apenas micoses, como são mais conhecidas, integram um grupo de patologias muito comum em países tropicais como o Brasil. As feridas e coceiras que aparecem na pele, unha ou couro cabeludo são provocadas por diversos tipos de fungos e, embora muita gente ache que o diagnóstico e o tratamento são simples, a resistência a fungicidas pode tornar o processo de cura bem complexo. É aí que entra a ajuda dos testes de biologia molecular para diferenciar os sintomas de outras doenças dermatológicas.

Este é um dos focos do bate-papo deste episódio do podcast "Gente da Ciência", uma iniciativa do EUROhub, o hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil. A entrevistada é a Ana Lucia Fachin Saltoratto, que dá aulas nos cursos de graduação em medicina e pós-graduação em biotecnologia da Universidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Ela é pós-doutora em genética e biologia molecular de micro-organismos pela mesma instituição e alguns de seus estudos são dedicados ao combate às dermatomicoses, incluindo o projeto atual vigente, 2019/10514-8, financiado pela Fapesp. 

O episódio ainda destaca os avanços nas pesquisas sobre as dermatomicoses e busca entender o papel da medicina diagnóstica para o melhor tratamento dessas doenças. 

Ouça na íntegra no SoundCloud e no Spotify


Ouça também:

Gente da Ciência #1: Mundo pós-pandemia... ou seria pós-vacina? A ciência por trás do combate à Covid-19

Gente da Ciência #2: Alzheimer, uma doença que afeta toda a família - e o que a pesquisa em neurologia já sabe sobre ela

Gente da Ciência #3: Biologia molecular e os avanços no diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis

Gente da Ciência #4: dermatoses bolhosas autoimunes, uma porta de entrada para infecções

Dermatomicoses - EUROIMMUN Brasil



 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email