Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #6: Biomarcadores em busca do diagnóstico e tratamento assertivos da doença renal crônica

27/05/2021 - Por equipe EUROHub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

 No Brasil, 11% da população adulta têm doença renal crônica em algum grau. O percentual equivale a 13 milhões de pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Além de trazer ganhos para a qualidade de vida dos pacientes, descobrir a doença mais cedo diminui a chance de desenvolvimento de complicações graves, tais como a necessidade de fazer diálise, transplante ou até mesmo uma morte prematura. Nesse ponto, a principal aposta da ciência está na biologia molecular, com o desenvolvimento de biomarcadores da função renal.

Este é o tema do sexto episódio do podcast "Gente da Ciência", produzido pelo EUROHub. Nosso time entrevista o médico nefrologista João Egídio Romão Junior, chefe de nefrologia e transplantes do Hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e professor livre-docente de nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). 

Com mais de 40 anos de experiência em saúde renal, o especialista  conta o que mudou no diagnóstico das doenças renais ao longo dos anos e detalha o papel dos biomarcadores e da ciência como apoio à descoberta e tratamento precoces.

Ouça na íntegra no SoundCloud e no Spotify

 

Ouça também:

Gente da Ciência #4: dermatomicoses, por que a pesquisa em dermatologia não pode negligenciá-las

Gente da Ciência #5: Dermatoses bolhosas autoimunes, uma porta de entrada para infecções

Diagnóstico Autoimune - Nefrologia - EUROIMMUN Brasil

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email