Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #7: Desafios e avanços da pesquisa sobre arboviroses em regiões endêmicas

08/07/2021 - Por equipe EUROHub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

Doenças como dengue, chikungunya e zika vírus seguem desafiando a ciência e os profissionais de Saúde em países tropicais como o Brasil. Na atual situação de pandemia que vivemos, com os esforços sanitários voltados para o combate à COVID-19, os especialistas alertam: pode haver subnotificação desses casos, o que dificulta o diagnóstico e tratamento adequado das patologias.

Este é um dos assuntos abordados no sétimo episódio do podcast "Gente da Ciência", que entrevista a biomédica Patrícia Montanheiro. Ela é professora dos cursos de farmácia e biomedicina e coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), além de uma das coordenadoras do Projeto Arboviroses, feito em parceria com a EUROIMMUN Brasil.

No bate-papo, ela dá um panorama da situação das arboviroses no País, além de trazer detalhes do estudo, que aposta na testagem em massa de moradores do entorno da represa Billings, no ABC Paulista, considerada uma região endêmica para arboviroses.

O podcast “Gente da Ciência” é uma iniciativa do EUROHub, o hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil, e tem como objetivo unir a comunidade científica brasileira para discutir os principais avanços nas pesquisas em medicina diagnóstica no País e no mundo.

Ouça o episódio na íntegra no SoundCloud e no Spotify.

 

Veja também:

Arboviroses: desafios e avanços em um país de dimensões continentais

Gente da Ciência #6: Biomarcadores em busca do diagnóstico e tratamento assertivos da doença renal crônica

 

 

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email