Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Método ELISA apoia diagnóstico precoce da artrite reumatoide

24/08/2021 - Por equipe EUROHub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

A identificação de anticorpos anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) por meio do método ELISA é a aposta da ciência para ampliar a especificidade dos testes e apoiar o diagnóstico da artrite reumatoide, doença autoimune que afeta em torno de 1% da população mundial, especialmente mulheres com idade entre 30 e 40 anos. A patologia é caracterizada por uma inflamação crônica que compromete as articulações, principalmente das mãos e pés, e prejudica a qualidade de vida dos pacientes.

Apesar de não ter cura, a artrite reumatoide pode ser controlada com medicamentos. E, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor é para conter o avanço de suas manifestações mais graves, como deformidades e mesmo a incapacidade para realização de atividades básicas da rotina diária.


Pensando nisso, a EUROIMMUN Brasil oferece ao mercado o kit diagnóstico Anti-CCP ELISA (IgG). Esse teste apresenta especificidade de 98% para artrite reumatoide, contra 62% do método mais comum, conhecido como fator reumatoide e que identifica, predominantemente, anticorpos da classe IgM. E mais: os anticorpos anti-CCP podem ser identificados mesmo nos estágios iniciais da doença em 79% dos pacientes.  


O método ELISA da EUROIMMUN Brasil é capaz de determinar quantitativamente os autoanticorpos anti-CCP. Ele funciona da seguinte forma: no primeiro passo da reação, as amostras diluídas do paciente são incubadas nos poços contendo peptídeo citrulinado cíclico sintetizado. Se as amostras forem positivas, anticorpos IgG específicos serão ligados no local antigênico correspondente. Para detectar a ligação dos anticorpos, uma segunda incubação é realizada usando uma enzima anti-humana marcada IgG (conjugado enzimático), que promove uma reação de cor, o que torna o kit ELISA altamente específico e sensível para o diagnóstico da artrite reumatoide.


Para saber mais sobre o kit Anti-CCP ELISA (IgG), entre em contato com o nosso time clicando aqui


Veja também:


Novos kits diagnósticos para dosar drogas terapêuticas personalizam tratamento de doenças autoimunes


Gente da Ciência #8: doenças autoimunes e o papel da medicina diagnóstica na luta do corpo contra si mesmo

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email