Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #9: Tuberculose, uma doença milenar que ainda desafia a ciência e a medicina diagnóstica

02/09/2021 - Por equipe EUROHub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

 Mesmo diante da enorme crise sanitária provocada pelo coronavírus, a tuberculose ainda é um grande problema de Saúde Pública mundial. E com um agravante: a doença se espalha de forma silenciosa. Dados do Boletim Epidemiológico Tuberculose, publicados pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, mostram que, em 2019, cerca de dez milhões de pessoas desenvolveram  tuberculose no mundo e 1,2 milhão morreram por causa da doença. No Brasil, em 2020, foram 66.819 novos casos registrados, o que significa uma incidência de 31,6 casos por cada 100 mil habitantes. 

A boa notícia é que a doença tem tratamento, mas é preciso, primeiro, identificá-la - mesmo quando ela está em seu modo latente. E por seu principal sintoma se tratar de tosse prolongada, a tuberculose pode ser confundida com a COVID-19, o que torna ainda mais fundamental o apoio da medicina diagnóstica na diferenciação das patologias.

Esses são alguns dos temas do nono episódio do podcast “Gente da Ciência”, que traz bate-papo com Ethel Maciel, presidenta da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose, a REDE-TB, além de integrante do Grupo Técnico Assessor no Ministério da Saúde e do Grupo Técnico Assessor da Organização Mundial da Saúde para Tuberculose. A pesquisadora ainda atua como professora do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, a UFES.

O podcast “Gente da Ciência” é uma iniciativa do EUROHub, o hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil, e tem como objetivo unir a comunidade científica brasileira para discutir os principais avanços nas pesquisas em medicina diagnóstica no País e no mundo.

Ouça o episódio na íntegra no Spotify.

Veja também:

Conheça a eficácia do kit diagnóstico ELISPOT para a tuberculose latente

Gente da Ciência #7: Desafios e avanços da pesquisa em arboviroses em regiões endêmicas

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email