Blog

No Blog da EUROIMMUN, você fica informado sobre tudo relacionado a diagnóstico médico: Notícias, Entrevistas, Eventos, Lançamentos de Produtos e muito mais...

Gente da Ciência #12: Quando o sistema imunológico ataca, a ciência entra no combate à esclerose múltipla

04/11/2021 - Por equipe EUROHub, hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil

 A esclerose múltipla é uma doença que afeta o sistema nervoso central e ficou mais conhecida depois que a  atriz Cláudia Rodrigues foi diagnosticada, no ano 2000, no auge de sua carreira como comediante. A patologia afeta cerca de 40 mil brasileiros, a maioria jovens mulheres. E é uma doença autoimune tão debilitante que 40% dos pacientes precisam abandonar seus empregos.

O avanço das pesquisas em busca de uma melhor qualidade para os portadores, além do papel da medicina diagnóstica e do diagnóstico in vitro na descoberta e acompanhamento da esclerose múltipla são temas abordados no 12° episódio do podcast "Gente da Ciência". Nosso entrevistado é Vinícius Boldrini, doutor em imunologia pelo Instituto de Biologia da Unicamp e premiado no 19° Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla por suas pesquisas que investigam o sistema imunológico em pacientes com a doença. 

O podcast “Gente da Ciência” é uma iniciativa do EUROHub, o hub de geração e disseminação do saber científico da EUROIMMUN Brasil, e tem como objetivo unir a comunidade científica brasileira para discutir os principais avanços nas pesquisas em medicina diagnóstica no País e no mundo.

Ouça o episódio na íntegra no Spotify.

 

Veja também:

Saiba como identificar os sintomas da esclerose múltipla

Gente da Ciência #11: Influenza x COVID-19, o diagnóstico preciso que salva vidas

 

  • Linkedin
  • Pinterest
  • Email