A pedido de grandes laboratórios brasileiros, a EUROIMMUN Brasil anuncia a alteração das embalagens dos kits de diagnósticos hormonais, que desde julho de 2023 são todos produzidos em sua fábrica nacional, em São Caetano do Sul (SP). A produção local inclui sete testes de dosagem hormonal - DHT, DHEA, Estrona, T3Reverso, 17OH-Progesterona, Leptina e Aldosterona - e garante o controle dos processos de qualidade de ponta a ponta, tudo feito sob cuidado de um time local de especialistas.
A alteração nas embalagens desses produtos endereça a necessidade de otimização do transporte e do armazenamento dos kits de diagnóstico hormonal, uma vez que possuem capacidade de fazer até 96 testes. “Para ter ideia do volume que estamos falando, em certas rotinas, é possível que o laboratório use 15 kits de uma só vez. E isso, claro, ocupa um grande espaço físico”, explica Dr. Michel Soane, gerente de assuntos científicos da EUROIMMUN Brasil.
“Além do ganho de eficiência operacional, um aspecto estratégico deste projeto foi a redução do uso de matéria-prima para confecção das novas caixas, com uma diminuição de 17% no tamanho e de 10% na utilização de papel em cada unidade. Essa economia gera um impacto positivo em toda a cadeia produtiva, desde a montagem até o descarte responsável das embalagens, promovendo a sustentabilidade e reforçando o compromisso com práticas ESG” – Natália Saraiva
Segundo Natália Saraiva, coordenadora de laboratório da EUROIMMUN Brasil, antes da reformulação, a caixa utilizada nos kits de diagnósticos hormonais seguia os mesmos parâmetros usados na matriz da EUROIMMUN, na Alemanha. “No entanto, a partir dessa demanda de nossos clientes locais, percebemos que era possível otimizar o espaço da caixa para embalar nossos produtos. Diminuímos os tamanhos de berços internos e retiramos o suporte de placa para reduzir o uso interno de papel da embalagem”, explica.
“Desde que iniciamos a fabricação local de produtos na EUROIMMUN Brasil, estamos sempre atentos a melhorias possíveis. Isso é muito importante para o avanço de pesquisa e desenvolvimento nacional, com a oportunidade de realizar inovações focadas no mercado brasileiro” - Michel Soane
Em 2024, a fábrica de kits da EUROIMMUN Brasil produziu cerca de 52 mil kits diagnósticos hormonais e trabalha ativamente para o lançamento de outras novidades nos próximos meses. “Tudo isso é benéfico para o desenvolvimento nacional de ciência e tecnologia, porque sempre que uma empresa produz informação, ela agrega valor aos seus produtos e tudo resulta em maior qualidade”, descreve Saraiva.
A mudança nas embalagens dos kits de diagnóstico de hormônios já ocorreu em 100% da produção dos testes. A caixa também vem com uma nova etiqueta, que utiliza material BOPP, sendo resistente à água, o que é propício para o armazenamento refrigerado e que também facilita o escaneamento do código de barras.
Leia também:
EUROIMMUN Brasil anuncia produção local de testes de dosagem hormonal
Olá, sou a Josie,
a nova assistente virtual da
EUROIMMUN Brasil.