Instruções de Uso
News
EUROIMMUN Blog
Euroimmun News Um diagnóstico moderno da Doença de Alzheimer: Diretrizes Revisadas

Um diagnóstico moderno da Doença de Alzheimer: Diretrizes Revisadas

21 de Novembro de 2024
Artigos & Matérias
Por EUROIMMUN Brasil

Um diagnóstico moderno da Doença de Alzheimer: Diretrizes Revisadas

O artigo Revided criteria for diagnosis and staging of Alzheimer’s disease: Alzheimer’s Association Workgroup publicado em 2024 teve como propósito a atualização do documento publicado em 2018, mantendo os mesmo princípios fundamentais, que serviram como base ou ponto de partida para os critérios revisados atuais. Dentre eles, destaca-se:

A Doença de Alzheimer (DA) é definida por seus achados neuropatológicos únicos; portanto, a detecção de alterações neuropatológicas da DA por meio de biomarcadores é equivalente ao diagnóstico da doença.

A DA existe em continuidade. A doença é evidente pela primeira vez in vivo com o aparecimento de biomarcadores centrais (core) específicos da doença enquanto as pessoas estão assintomáticas.

Os sintomas resultam do processo da doença e não são necessários para diagnosticar a DA.

Síndromes clínicas comumente observadas com DA também podem ser causadas por distúrbios diferentes da DA e, portanto, a apresentação clínica isolada não é diagnóstico de DA.

Três desenvolvimentos principais motivaram essa atualização:

Tratamentos que visam a patologia central da doença de Alzheimer (DA) receberam, pela primeira vez, aprovação regulatória.

Desenvolvimento de biomarcadores sanguíneos (BBM), com alguns ensaios apresentando desempenho diagnóstico preciso.

Reconhecimento de que imagens, LCR e BBMs dentro de uma categoria patobiológica AT(N) (amiloide/tau/neurodegeneração) são intercambiáveis para alguns, mas não todos, usos pretendidos.

Além disso, os biomarcadores foram categorizados em três categorias: Biomarcadores Core da mudança neuropatológica da DA (ADNPC) – nas categorias A (Aß) e T (tau) , biomarcadores não específicos importantes na patogênese da DA, mas também envolvidos em outras doenças cerebrais, e biomarcadores de copatologias não-DA.

Os biomarcadores Core 1 e Core 2 são diferenciados pelo momento de início da anormalidade e uso pretendido. Os biomarcadores Core 1 definem o estágio inicial da DA que é detectável in vivo e podem identificar a presença da DA tanto em indivíduos sintomáticos quanto assintomáticos. Os biomarcadores Core 2 tornam-se anormais mais tarde na evolução da DA e estão mais intimamente ligados ao início dos sintomas do que os biomarcadores Core 1. Os biomarcadores Core 2, quando combinados com o Core 1, podem ser usados para determinar o estágio da gravidade biológica da doença.

De acordo com o artigo, apenas um resultado anormal de um biomarcador Core 1 é suficiente para estabelecer um diagnóstico de DA, além disso é proposto que PET amilóide; CSF Aβ 42/40, CSF p-tau 181/Aβ 42, CSF t-tau/Aβ 42 sejam usado para diagnóstico de DA.

Descubra os Avanços da EUROIMMUN em ELISAs para Biomarcadores de Alzheimer

A EUROIMMUN desenvolveu uma linha inovadora de ELISAs quantitativos especificamente voltados para biomarcadores de Alzheimer. Esses ensaios são projetados para a dosagem de Aβ1-42, Aβ1-40, tau total e P-tau(181) com alta robustez e consistência.

Atendendo aos mais altos padrões de qualidade, nossos ELISAs garantem resultados precisos e confiáveis, essenciais para a pesquisa e o diagnóstico da doença de Alzheimer.

Para ter acesso ao artigo completo, acesso o link https://alz-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/alz.13859

Receba nossas
Novidades
A EUROIMMUN une o saber cientifíco, a excelência e o comprometimento com a vida para acelerar os avanços da medicina diagnóstica e, assim, construir uma sociedade mais saudável.

Informações para Contato

Alameda Terracota 215, Torre Union, 6º andar
Espaço Cerâmica - São Caetano do Sul
São Paulo - SP
Todos os direitos reservados - EUROIMMUN Brasil Medicina Diagnóstica

A EUROIMMUN se preocupa com você e sua privacidade

O nosso site usa cookies e outras tecnologias para personalizar a sua experiência e compreender como você e os outros visitantes usam o nosso site. Ao navegar pelo site, coletaremos tais informações para utilizá-las com estas finalidades. Caso não aceite, não faremos este rastreio, mas ainda usaremos os cookies necessários para o correto funcionamento do site.
Aceito
Saiba mais