O nosso logotipo mudou - está mais moderno. As letras que escrevem o nome da Euroimmun agora estão minúsculas e com os cantos arredondados, retratando nossa força em tecnologia e inovação, ao mesmo tempo em que mantém elementos que formam a essência da Euroimmun nesses últimos 38 anos: a cor verde e o nosso biochip da imunofluorescência, tão característicos da marca até hoje.
Essa comunhão dos avanços constantes com o nosso legado explica o nosso propósito. Foi assim que a Euroimmun desenvolveu o primeiro kit diagnóstico de zika vírus no Brasil, quando muitas mães viam seus filhos nascerem com microcefalia. Ou quando, durante a pandemia da Covid-19, a empresa lançou o primeiro kit a detectar o coronavírus.
Agora, o mesmo propósito de colocar a ciência a serviço da vida está renovado, e mais: é compartilhado globalmente, garantindo mais investimentos em inovação e automação laboratorial para melhorar o cuidado das pessoas, com alto padrão de qualidade tecnocientífica em medicina diagnóstica.
A nova marca é a parte visível das transformações significativas que estão acontecendo na companhia nos últimos anos, e que a tornam uma potência da indústria da medicina diagnóstica no mundo todo. Por isso, a Euroimmun Brasil prepara o lançamento oficial de sua nova identidade visual no 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro no Rio de Janeiro/RJ.
Ao longo do mês de setembro, as lideranças nacionais da companhia vão contar em detalhes as motivações que levaram a essa mudança e o que podemos esperar da marca daqui para frente. E a primeira dessa série de entrevistas é com Jacqueline Sona, a mais nova gerente de Marketing e Vendas Sênior da Euroimmun Brasil, e que antes atuava como gerente de Vendas. “Estou apaixonada por esse novo momento que estamos vivenciando e espero que nossos colaboradores se sintam igualmente tocados com todas as novidades que estão vindo por aí.”
Acompanhe a entrevista abaixo.
Qual é o pano de fundo dessa mudança de identidade global e qual o objetivo do grupo com esse anúncio?
Jacqueline Sona: Desde que a PerkinElmer incorporou a Euroimmun, em 2017, nós sabíamos que fazíamos parte do mesmo grupo, mas ainda faltava uma maior aproximação entre as empresas. Em 2023, quando as divisões de negócios da PerkinElmer foram convertidas na nova Revvity, Inc., que também incluía a Euroimmun, eu estive em Dallas (EUA) e pude vivenciar a grandeza desse anúncio em um evento muito profissional e acolhedor para a comunicação do novo nome. Ainda assim, eu sentia que faltava algo a mais aqui para nós, no Brasil. Por isso, agora, neste momento em que a Euroimmun passa a ser posicionada como um parceiro global estratégico da Revvity, tudo faz sentido como resultado do nosso trabalho.
A nova identidade visual vai muito além de um logotipo mais moderno. Ela representa nossa missão renovada de moldar o futuro do diagnóstico e reflete os valores que agora compartilhamos globalmente: paixão por pessoas, colaboração para o sucesso, abraçar o desconhecido e parceria com propósito. E isso faz o rebranding ter muito mais sentido para nós. O novo design, com suas letras minúsculas e o símbolo da técnica titerplane, junto com a assinatura "From Revvity", comunica visualmente que somos uma empresa mais unificada e forte.
Essa transformação também incorpora a expertise da IDS, outra empresa do grupo que foi integrada ao nosso portfólio, ampliando significativamente nossas capacidades em diagnóstico. O objetivo é claro: queremos que todos - colaboradores, clientes e parceiros - sintam que pertencem a um grupo global comprometido em colocar a ciência a serviço da vida, com ainda mais recursos, inovação e alcance mundial.
Para nossos colaboradores, isso significa fazer parte de algo maior, com mais oportunidades de crescimento e impacto. Para nossos clientes, representa acesso a um portfólio mais robusto, com toda a força inovadora da Revvity. É uma nova realidade que nos enche de orgulho e nos prepara para os desafios futuros da medicina diagnóstica.
“A nova identidade global representa um propósito renovado na nossa companhia. Somos um parceiro estratégico da Revvity e isso nos enche de orgulho”
Jacqueline Sona, gerente Sênior de Marketing e Vendas da Euroimmun Brasil
Você assumiu recentemente a liderança do marketing no Brasil, somando essa função à sua anterior de gerente de vendas, e o primeiro grande projeto que vai conduzir na área é justamente o lançamento da nova identidade global da Euroimmun, resultado da consolidação de todas as mudanças que a empresa passou e uma maior integração com a Revvity. O que significa esse movimento global?
JS: A nossa identidade visual sempre foi brilhante, com suas letras maiúsculas, a cor verde vibrante e elementos que mostravam exatamente a forma como a empresa nasceu, há 38 anos. Mas agora chegou o momento de mostrarmos para o mercado internacional de medicina diagnóstica que a Euroimmun cresceu e, além de fazer parte de um grupo imenso como a Revvity, Inc., está expandindo o portfólio com os produtos e a expertise da IDS, outra empresa do grupo. Globalmente, isso significa que somos uma empresa mais unificada e forte para atender às múltiplas demandas do mercado, com a capacidade de moldar verdadeiramente o futuro do diagnóstico.
O anúncio global do rebranding da Euroimmun aconteceu durante o ADML 2025, o maior congresso mundial de medicina diagnóstica, em Chicago (EUA) no fim de julho, e você esteve lá. Como essa novidade foi recebida pelos clientes e as lideranças mundiais da Euroimmun?
JS: Se eu pudesse resumir a sensação de todos, diria que é a de que estamos cada vez mais próximos uns dos outros. E isso nos fortalece.
Durante o evento, ficou claro que a nova identidade visual, com o símbolo titerplane e a assinatura "From Revvity", comunica exatamente o que queríamos: somos uma empresa que evoluiu, mas que mantém sua essência de inovação e qualidade. O feedback foi de que agora temos uma presença ainda mais forte no mercado mundial de medicina diagnóstica.
De que maneira esse anúncio deve se desdobrar nas operações Brasil e América Latina?
JS: Com ainda mais integração. Hoje, por exemplo, o departamento financeiro da Euroimmun Brasil já atua na Revitty, Inc. LATAM. Também vejo o nosso departamento de Recursos Humanos muito mais próximo do grupo, e já chegaram para nossos colaboradores iniciativas próprias da Revvity, como o Working Day, um programa que estamos implantando no país. A comunicação da visão de missão e valores do grupo também tem sido trabalhada fortemente nas Américas. Nossos quatro valores fundamentais - paixão por pessoas, colaboração para o sucesso, abraçar o desconhecido e parceria com propósito - estão sendo disseminados e vivenciados por todas as equipes regionais. Portanto, dá para dizer que nós sempre tivemos interação com unidades da Euroimmun na América Latina, em um processo estruturado de alinhamento. Estamos em um ciclo intensivo de treinamento dos valores da Revvity que precisamos concluir até o fim deste ano, para que todos estejamos literalmente na mesma página.
Essa integração significa que nossos clientes na região terão acesso não apenas aos produtos da Euroimmun, mas a todo o ecossistema de inovação da Revvity. Operacionalmente, isso se traduz em processos mais eficientes, maior compartilhamento de melhores práticas entre os países e uma capacidade ainda maior de moldar o futuro do diagnóstico em toda a América Latina.
Uma coisa legal de contar é que muitos dos processos e boas práticas adotadas nos departamentos financeiro e de recursos humanos da Euroimmun Brasil já serviram de exemplo para outras filiais e passaram a ser adotados por lá também. A nova identidade visual, portanto, fala muito sobre a Euroimmun Brasil, não é mesmo?
JS: É verdade, muitos dos processos que desenvolvemos internamente são hoje exemplos adotados globalmente na Euroimmun, e isso nos enche de orgulho. Recentemente nós recebemos uma auditoria da própria Revvity e fomos aprovados com louvor, justamente por causa dessas boas práticas apresentadas no Brasil - e isso em todas as áreas. Além disso, mostramos toda a digitalização do trabalho da equipe, que resultou em um Centro de Inteligência de Vendas que reúne todos os nossos BIs, análise de concorrência e outros indicadores importantes ao negócio. Essas iniciativas estão diretamente alinhadas com os valores que levaram ao rebranding da marca - como eu disse, que traz não apenas uma mudança estética, mas o reconhecimento de que estamos moldando o futuro do diagnóstico, por meio da excelência operacional e da inovação tecnológica que desenvolvemos aqui no Brasil.
“Para os nossos clientes, quero dizer que podem contar com um parceiro confiável que está em um momento de evolução e com acesso a um portfólio ainda mais amplo, com os produtos da IDS”
O que vocês estão preparando para o lançamento da nova identidade visual aqui no Brasil, durante o SBPC?
JS: Além de comunicar a novidade com diferentes ações em nosso stand durante o evento, vamos trazer ainda mais inovação para os clientes brasileiros. Um exemplo concreto é o lançamento do EUROLabPolaris, um software inovador para conexões inteligentes no diagnóstico de IIFT (Imunofluorescência Indireta). A ideia é que laboratórios em diferentes pontos do Brasil possam enviar digitalmente seus dados de IIFT para serem avaliados por especialistas selecionados, garantindo padronização e rastreabilidade na liberação dos resultados. Junto com o UNIQO 160, nosso sistema IIFT automatizado que capta as imagens, o EUROLabPolaris oferece uma solução completa que ajuda a enfrentar o desafio da falta de capacitação profissional para a leitura das lâminas em todo o país, permitindo que laboratórios tenham acesso a diagnósticos confiáveis independentemente de sua localização geográfica. Isso mostra que a Euroimmun está cada vez mais moderna, mas continua mas continua fiel ao seu propósito, praticar a ciência a serviço da vida.
Para finalizar, como foi a sua trajetória na Euroimmun até aqui, assumindo, agora, a liderança do comercial e do marketing concomitantemente? Como imagina a integração entre essas duas áreas e o que você espera desse novo desafio?
JS: Eu entrei na Euroimmun em 2016 na área de projetos e desde então tenho muito contato com os clientes. Mas acabei me deslocando para a área de vendas porque queria estar ainda mais próxima dos laboratórios, para ajudá-los a encontrar as melhores soluções para seus desafios. Essa trajetória me deu uma visão muito completa do negócio, desde a implementação de projetos até a realidade do dia a dia dos nossos clientes.
Mesmo gerenciando vendas eu sempre fui uma figura muito colaborativa no marketing e já tenho muitos projetos para 2026 para o fortalecimento de linhas de produtos e de base de inteligência de mercado, continuando, claro, todas as coisas boas que foram feitas até aqui. Também virá para dentro do marketing o EUROAcademy, em um movimento que se aproxima à estrutura global do departamento, trazendo uma área bastante estratégica para o marketing.
Essa integração entre comercial e marketing faz todo sentido no contexto da nossa nova identidade. Nossos valores de "colaboração para o sucesso" e "parceria com propósito" se materializam exatamente nessa sinergia entre as áreas. Quando você tem vendas e marketing trabalhando de forma totalmente integrada, consegue entregar uma experiência muito mais consistente e valiosa para os clientes.
“Tenho ciência do quão audacioso é cuidar de duas áreas tão estratégicas da empresa, como vendas e marketing, mas tenho certeza que estou preparada para essa posição, por toda a colaboração que tivemos entre os departamentos nos últimos cinco anos. Minha expectativa é que essa integração nos permita moldar ainda mais efetivamente o futuro do diagnóstico no Brasil”
Leia também
Aquilo que você já conhece e confia — em breve com um novo visual
Olá, sou a Josie,
a nova assistente virtual da
EUROIMMUN Brasil.