“A cultura de uma empresa deve ser entendida como um exercício diário para que os valores compartilhados se transformem na busca coletiva pelos melhores resultados.” A frase é da Christiane Camargo Miranda Augusto, head de RH da Euroimmun Brasil, e resume o trabalho que ela e sua equipe têm feito desde 2018, quando assumiu a gerência do departamento.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Em 2023 a PerkinElmer – então controladora da Euroimmun - reorganizou suas operações e transformou suas divisões de Diagnósticos e Ciências da Vida em uma nova empresa global: a Revvity Ao longo de todos esses anos, o departamento de RH vem se dedicando no redesenho e modelagem da cultura organizacional.
Christiane contou toda a história da mudança na cultura organizacional
da Euroimmun Brasil nesta entrevista ao Canal Momento RH:
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“Foi assim que nós criamos uma lista de valores de alto impacto, com foco no resultado, mas que prioriza uma organização colaborativa. Desse entendimento, surgiu a campanha #SOMOS, na qual nos orgulhamos de dizer que #SomosColaborativos, #SomosProtagonistas, #SomosGuradiõesdaVida e #SomosComprometidos”, conta. E, agora, com o rebrand global da Euroimmun, todo esse movimento que já havia sido realizado pela subsidiária brasileira serve de sustentação e ancoragem para a nova identidade visual e valores organizacionais compartilhados globalmente.
A nova marca será lançada oficialmente no Brasil durante o 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro no Rio de Janeiro/RJ. E, para entender como a transformação de cultura organizacional está sendo conduzida na Euroimmun Brasil, entrevistamos Christiane Augusto.
Acompanhe os melhores momentos abaixo.
Como a nova identidade visual e os valores agora compartilhados com a Revvity se encaixam naquilo que já vinha sendo feito no Brasil?
Christiane Augusto: Quando a Revvity chegou, nós logo percebemos que se tratava de uma empresa que tinha uma diversidade grande e alta vitalidade - isso transparece até mesmo no amarelo do logotipo deles, bem vibrante. Também ficou claro que a cultura da Revvity era colaborativa e de resultado, justamente como a que já vínhamos construindo. Portanto, tivemos um “encaixe” automático dos nossos valores.
De que forma o rebrand chegou até vocês? O RH do Brasil foi envolvido nesse movimento?
CA: Sim, e muito. Todos os departamentos de RH das subsidiárias da Euroimmun e da iDS estiveram envolvidos na mudança desde o início deste ano. Em fevereiro de 2025, participei do Workshop Global de Pessoas & Cultura, realizado na matriz em Lübeck, Alemanha. O objetivo central do encontro foi alinhar e integrar nossas estratégias de gestão de pessoas e cultura entre os diferentes países e empresas do grupo econômico.
O workshop foi liderado por Nicola Trewin, diretora internacional de RH para a Euroimmun e IDS, com a participação de executivos como Dirk Beecker, CEO global da Euroimmun/IDS, Magali Four, CHRO da Revvity, e Susan Curran, diretora sênior de RH e tecnologia, o que reforçou a relevância desse momento. Ou seja, o rebrand é parte essencial de uma transformação ainda maior em curso, na qual o RH vem atuando como agente estratégico da mudança, alinhando pessoas, processos e propósito, sustentados por uma forte cultura organizacional.
“Foi durante um workshop para profissionais de RH na Alemanha que eu logo percebi que a transformação cultural dentro da Euroimmun viria muito forte e rápida em 2025. Mas também ficou bastante claro que nós, aqui no Brasil, estamos muito preparados para o que está por vir”
Christiane Camargo Miranda Augusto, head de RH da Euroimmun Brasil
Qual será a contribuição do RH brasileiro para esse movimento global?
CA: Após o workshop, organizei um cronograma para alinhar as informações: primeiro no kickoff com as lideranças locais, e depois no primeiro Town Hall do ano, encontro de planejamento que un todo o time. Ao me reunir com a Natália Vieira (HRBP), minha parceira no RH, refletimos sobre trazer uma ação de impacto e vibrante, mas que nossos colaboradores pudessem participar da construção dela. Entre muitas ações, desenhamos um projeto que chamamos de Revvitalização da nossa cultura organizacional, em sintonia com a marca Revvity.
Partimos do conceito #SOMOS (Protagonistas, Colaborativos, Comprometidos e Guardiões da Vida), já internalizado entre os colaboradores, conectando-o naturalmente aos valores da Revvity – “Abrace o desconhecido”, “Paixão por Pessoas”, “Colaboração para o Sucesso” e “Parceria com propósito”. Queríamos mostrar que esses valores sempre fizeram parte de quem somos e que, com a nova identidade, passam a refletir ainda mais a nossa energia e propósito. É como se a gente estivesse apenas vestindo uma roupa nova, mas que cabe perfeitamente em nós. A participação em projetos globais de RH também demonstra a grande transformação cultural que nós estamos atravessando, e o primeiro deles foi a implantação de um sistema de RH de maneira global – o Workday. Já estamos, portanto, entrando no universo da Revvity como colaboradores e líderes.
Como apresentaram essa nova identidade para os colaboradores brasileiros, para que se sintam pertencentes a essa nova cultura?
CA: Durante o mês de junho de 2025, lançamos a ação ‘Revvitalização da Cultura Organizacional’. As iniciativas de endomarketing incluíram comunicados pelos diversos canais da organização, e apresentações conduzidas pelo RH e pelo diretor executivo do Brasil e líder de negócios das Américas, Marcos Philippsen. Também tivemos ações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) sobre autocuidado e rodas de conversa com os colaboradores, promovendo engajamento, alinhamento e diálogo sobre os valores e seu significado.
As ações tiveram alta aderência, pois os colaboradores foram convidados a compartilhar exemplos reais de como os valores da Revvity já fazem parte do dia a dia. Trabalhamos um valor por semana e cada depoimento, acompanhado da foto do colaborador, foi publicado, gerando expectativa pelo próximo compartilhamento e fortalecendo o engajamento com a cultura organizacional.
O resultado foi maravilhoso. Quando falamos sobre ‘Abrace o desconhecido’, ouvimos histórias de colaboradores que saíram da zona de conforto em projetos específicos e perceberam crescimento pessoal e profissional. Já no valor ‘Paixão por Pessoas’, muitos compartilharam o orgulho de ver a valorização das pessoas dentro da empresa e como demonstram isso junto a colegas e clientes. Tudo isso foi extremamente enriquecedor, pois os colaboradores se tornaram participantes ativos. Esse conjunto de valores enfatiza características empreendedoras, colaborativas, inovadoras e vibrantes — refletindo muito do que já somos aqui no Brasil.
“No ‘abraçar o desconhecido’, entendemos que a inconstância é a única certeza, mas quando escolhemos olharmos para isso com coragem reconhecemos que o processo traz muitas oportunidades e é possível atravessar os momentos de mudança com suavidade”
E ser uma empresa vibrante é também importante para a inovação, certo?
CA: O nosso tipo de negócio [desenvolvimento de kits diagnósticos] é regulado por natureza: aqui no Brasil, temos a Anvisa, que dá a sustentabilidade necessária para o resultado que precisamos entregar para os nossos clientes, ou seja, um diagnóstico preciso. Portanto, para que haja a reputação da qualidade dos nossos produtos, as travas regulatórias precisam existir e os ritos não podem ser descaracterizados. Mas o processo de inovação começa sempre com um “E se?”. E esse pensar “fora da caixa” é primordial. Como gestora de RH, eu responderia que dentro de um time diverso em habilidades e competências é preciso ter aqueles que trazem as inovações e aqueles que viabilizam a implementação dessas inovações.
Essa cultura mais colaborativa também ajuda na retenção dos talentos da EURO?
CA: A Revitty é uma empresa multicultural. Temos diversas nacionalidades e uma pluralidade de idiomas entre times. Essa diversidade traz mais vida e vibração para o nosso dia a dia, além de termos muitas ferramentas para mitigar ruídos na comunicação porque, no fim, estamos olhando para a mesma direção. Assim, os valores da Revvity não são apenas frases de efeito, mas ações experienciadas no dia a dia, e isso conversa muito com o que nós somos como Euroimmun. Nós queremos ser uma empresa onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar, e não há melhor tradução para isso do que ter Paixão por Pessoas. Queremos atrair, desenvolver e reter nossos talentos. Queremos que as pessoas sejam felizes aqui. Nosso turn over é baixíssimo, e esse é um indicador importante de uma cultura organizacional forte.
E o que os colaboradores podem esperar do RH da Euroimmun Brasil de agora em diante?
CA: As pessoas podem esperar um RH cada vez mais próximo, estratégico e alinhado às necessidades reais dos colaboradores e da organização. Na verdade, essa sempre foi a forma como atuamos: com foco em pessoas, cultura e engajamento. O que muda agora é a força que ganhamos com a sinergia global, já que ampliamos a conexão e nossa visão, trazendo mais consistência e relevância ao nosso papel.
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