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Euroimmun News Por trás de uma nova identidade, uma cultura sólida

Por trás de uma nova identidade, uma cultura sólida

12 de Setembro de 2025
Artigos & Matérias
Por Euroimmun Brasil

A Euroimmun passa por uma transformação de cultura organizacional, que inclui o fortalecimento dos valores que regem a conduta de todas as equipes e consolida a integração da empresa à Revvity. Saiba como a subsidiária brasileira se preparou para isso

“A cultura de uma empresa deve ser entendida como um exercício diário para que os valores compartilhados se transformem na busca coletiva pelos melhores resultados.” A frase é da Christiane Camargo Miranda Augusto, head de RH da Euroimmun Brasil, e resume o trabalho que ela e sua equipe têm feito desde 2018, quando assumiu a gerência do departamento.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Em 2023 a PerkinElmer – então controladora da Euroimmun - reorganizou suas operações e transformou suas divisões de Diagnósticos e Ciências da Vida em uma nova empresa global: a Revvity Ao longo de todos esses anos, o departamento de RH vem se dedicando no redesenho e modelagem da cultura organizacional.

Christiane contou toda a história da mudança na cultura organizacional
da Euroimmun Brasil nesta entrevista ao Canal Momento RH:
Para ouvir, clique aqui.

“Foi assim que nós criamos uma lista de valores de alto impacto, com foco no resultado, mas que prioriza uma organização colaborativa. Desse entendimento, surgiu a campanha #SOMOS, na qual nos orgulhamos de dizer que #SomosColaborativos, #SomosProtagonistas, #SomosGuradiõesdaVida e #SomosComprometidos”, conta. E, agora, com o rebrand global da Euroimmun, todo esse movimento que já havia sido realizado pela subsidiária brasileira serve de sustentação e ancoragem para a nova identidade visual e valores organizacionais compartilhados globalmente.

A nova marca será lançada oficialmente no Brasil durante o 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro no Rio de Janeiro/RJ. E, para entender como a transformação de cultura organizacional está sendo conduzida na Euroimmun Brasil, entrevistamos Christiane Augusto.

Acompanhe os melhores momentos abaixo.

Como a nova identidade visual e os valores agora compartilhados com a Revvity se encaixam naquilo que já vinha sendo feito no Brasil?
Christiane Augusto: Quando a Revvity chegou, nós logo percebemos que se tratava de uma empresa que tinha uma diversidade grande e alta vitalidade - isso transparece até mesmo no amarelo do logotipo deles, bem vibrante. Também ficou claro que a cultura da Revvity era colaborativa e de resultado, justamente como a que já vínhamos construindo. Portanto, tivemos um “encaixe” automático dos nossos valores.

De que forma o rebrand chegou até vocês? O RH do Brasil foi envolvido nesse movimento?
CA: Sim, e muito. Todos os departamentos de RH das subsidiárias da Euroimmun e da iDS estiveram envolvidos na mudança desde o início deste ano. Em fevereiro de 2025, participei do Workshop Global de Pessoas & Cultura, realizado na matriz em Lübeck, Alemanha. O objetivo central do encontro foi alinhar e integrar nossas estratégias de gestão de pessoas e cultura entre os diferentes países e empresas do grupo econômico.

O workshop foi liderado por Nicola Trewin, diretora internacional de RH para a Euroimmun e IDS, com a participação de executivos como Dirk Beecker, CEO global da Euroimmun/IDS, Magali Four, CHRO da Revvity, e Susan Curran, diretora sênior de RH e tecnologia, o que reforçou a relevância desse momento. Ou seja, o rebrand é parte essencial de uma transformação ainda maior em curso, na qual o RH vem atuando como agente estratégico da mudança, alinhando pessoas, processos e propósito, sustentados por uma forte cultura organizacional.

“Foi durante um workshop para profissionais de RH na Alemanha que eu logo percebi que a transformação cultural dentro da Euroimmun viria muito forte e rápida em 2025. Mas também ficou bastante claro que nós, aqui no Brasil, estamos muito preparados para o que está por vir”

Christiane Camargo Miranda Augusto, head de RH da Euroimmun Brasil

Qual será a contribuição do RH brasileiro para esse movimento global?
CA: Após o workshop, organizei um cronograma para alinhar as informações: primeiro no kickoff com as lideranças locais, e depois no primeiro Town Hall do ano, encontro de planejamento que un todo o time. Ao me reunir com a Natália Vieira (HRBP), minha parceira no RH, refletimos sobre trazer uma ação de impacto e vibrante, mas que nossos colaboradores pudessem participar da construção dela. Entre muitas ações, desenhamos um projeto que chamamos de Revvitalização da nossa cultura organizacional, em sintonia com a marca Revvity.

Partimos do conceito #SOMOS (Protagonistas, Colaborativos, Comprometidos e Guardiões da Vida), já internalizado entre os colaboradores, conectando-o naturalmente aos valores da Revvity – “Abrace o desconhecido”, “Paixão por Pessoas”, “Colaboração para o Sucesso” e “Parceria com propósito”. Queríamos mostrar que esses valores sempre fizeram parte de quem somos e que, com a nova identidade, passam a refletir ainda mais a nossa energia e propósito. É como se a gente estivesse apenas vestindo uma roupa nova, mas que cabe perfeitamente em nós. A participação em projetos globais de RH também demonstra a grande transformação cultural que nós estamos atravessando, e o primeiro deles foi a implantação de um sistema de RH de maneira global – o Workday. Já estamos, portanto, entrando no universo da Revvity como colaboradores e líderes.

Como apresentaram essa nova identidade para os colaboradores brasileiros, para que se sintam pertencentes a essa nova cultura?
CA: Durante o mês de junho de 2025, lançamos a ação ‘Revvitalização da Cultura Organizacional’. As iniciativas de endomarketing incluíram comunicados pelos diversos canais da organização, e apresentações conduzidas pelo RH e pelo diretor executivo do Brasil e líder de negócios das Américas, Marcos Philippsen. Também tivemos ações da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) sobre autocuidado e rodas de conversa com os colaboradores, promovendo engajamento, alinhamento e diálogo sobre os valores e seu significado.

As ações tiveram alta aderência, pois os colaboradores foram convidados a compartilhar exemplos reais de como os valores da Revvity já fazem parte do dia a dia. Trabalhamos um valor por semana e cada depoimento, acompanhado da foto do colaborador, foi publicado, gerando expectativa pelo próximo compartilhamento e fortalecendo o engajamento com a cultura organizacional.

O resultado foi maravilhoso. Quando falamos sobre ‘Abrace o desconhecido’, ouvimos histórias de colaboradores que saíram da zona de conforto em projetos específicos e perceberam crescimento pessoal e profissional. Já no valor ‘Paixão por Pessoas’, muitos compartilharam o orgulho de ver a valorização das pessoas dentro da empresa e como demonstram isso junto a colegas e clientes. Tudo isso foi extremamente enriquecedor, pois os colaboradores se tornaram participantes ativos. Esse conjunto de valores enfatiza características empreendedoras, colaborativas, inovadoras e vibrantes — refletindo muito do que já somos aqui no Brasil.

“No ‘abraçar o desconhecido’, entendemos que a inconstância é a única certeza, mas quando escolhemos olharmos para isso com coragem reconhecemos que o processo traz muitas oportunidades e é possível atravessar os momentos de mudança com suavidade”

E ser uma empresa vibrante é também importante para a inovação, certo?
CA: O nosso tipo de negócio [desenvolvimento de kits diagnósticos] é regulado por natureza: aqui no Brasil, temos a Anvisa, que dá a sustentabilidade necessária para o resultado que precisamos entregar para os nossos clientes, ou seja, um diagnóstico preciso. Portanto, para que haja a reputação da qualidade dos nossos produtos, as travas regulatórias precisam existir e os ritos não podem ser descaracterizados. Mas o processo de inovação começa sempre com um “E se?”. E esse pensar “fora da caixa” é primordial. Como gestora de RH, eu responderia que dentro de um time diverso em habilidades e competências é preciso ter aqueles que trazem as inovações e aqueles que viabilizam a implementação dessas inovações.

Essa cultura mais colaborativa também ajuda na retenção dos talentos da EURO?
CA: A Revitty é uma empresa multicultural. Temos diversas nacionalidades e uma pluralidade de idiomas entre times. Essa diversidade traz mais vida e vibração para o nosso dia a dia, além de termos muitas ferramentas para mitigar ruídos na comunicação porque, no fim, estamos olhando para a mesma direção. Assim, os valores da Revvity não são apenas frases de efeito, mas ações experienciadas no dia a dia, e isso conversa muito com o que nós somos como Euroimmun. Nós queremos ser uma empresa onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar, e não há melhor tradução para isso do que ter Paixão por Pessoas. Queremos atrair, desenvolver e reter nossos talentos. Queremos que as pessoas sejam felizes aqui. Nosso turn over é baixíssimo, e esse é um indicador importante de uma cultura organizacional forte.

E o que os colaboradores podem esperar do RH da Euroimmun Brasil de agora em diante?
CA: As pessoas podem esperar um RH cada vez mais próximo, estratégico e alinhado às necessidades reais dos colaboradores e da organização. Na verdade, essa sempre foi a forma como atuamos: com foco em pessoas, cultura e engajamento. O que muda agora é a força que ganhamos com a sinergia global, já que ampliamos a conexão e nossa visão, trazendo mais consistência e relevância ao nosso papel.

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